domingo, 27 de maio de 2012

PROJETO CORAÇÃO DE MÃE


PROJETO CORAÇÃO DE MÃE apoia Adolescentes LGBT

No mês das Mães e das ações mundiais contra a homofobia, a IBCM e a PROHOMO lançam a Edição 2012 do Projeto Coração de Mãe. 

O Projeto Coração de Mãe apoiará Adolescentes e Jovens declaradamenteLGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em oficinaspsicopedagógicas com ênfase na cidadania, direitos humanos e aprendizagem,capacitando-os para o mundo do trabalho.

O Projeto também realizará oficinas com Responsáveis legais destes (as) Adolescentes,para contribuir na redução de vulnerabilidades sobretudo a decorrente dobuylling pela homofobia e discriminação.

Para inscrição, é necessário a apresentação e a cópia dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência,encaminhamento pelo Conselho Tutelar ou declaração por responsáveis e comprovante de escolaridade.

Podem participar Adolescentes e Jovens LGBT, em situação devulnerabilidade social, até 18 anos incompletos. O projeto vai oferecer transportee bolsa auxilio no valor de R$50,00. durante os 11 meses de duração das oficinas.

O Projeto Coração de Mãe é uma iniciativa das  Instituições IBCM,PRO HOMO e Instituição Família, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitosda Criança e Adolescente de Salvador – CMDCA, financiado através do FundoMunicipal dos Direitos da Criança e Adolescente, em convênio entre a Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBCM e Secretaria Municipal doTrabalho, Desenvolvimento Social e Direitos do Cidadão – SETAD/PMS.

Para Renildo Barbosa, Presidente da PRO HOMO, contribuir com Adolescentes emformação e Famílias discriminadas para que superem ou enfrentem asvulnerabilidades sociais e o preconceito é fundamental para que tenhamos umasociedade que respeite a diversidade. Auto estima, conhecimento dos direitos e encaminhamento legal ao mercado de trabalho são fatores determinantes paraCidadãos conscientes e críticos, conclui Barbosa.

Para Pe Alfredo Dorea, Gerente Executivo da IBCM, o Projeto Coraçãode Mãe é um modo efetivo e afetivo de superar preconceitos e resgatardignidades. Segundo Dórea, O Coração de Mãe é aquele que se abre para acolhercom amor e ternura filhas e filhos como quer que elas e eles se reconheçam,conclui.

Inscrições pelo email: prohomo@yahoo.com.br

 
Informações:Renildo Barbosa, 71 9973 9148 e Mariana Guedes, 71 8805 0093.

Feijoada Social - nova data devido a greve!

Divulgando evento de Instituição.


INFORMATIVO FOBAP


CAROS PARCEIROS DA APRENDIZAGEM

DEVIDO À GREVE DOS RODOVIÁRIOS E CONSIDERANDO A NECESSIDADE DA PRESENÇA DE TODOS PARA INTEGRAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS, NÃOREALIZAREMOS A PRÓXIMA REUNIÃO DO FOBAP QUE SERIA AMANHÃ, DIA 25 DE MAIO.

SOLICITAMOS QUE AGENDEM A REUNIÃO DO DIA 15 DE JUNHO ÀS 08:30, NO MESMO LOCAL (no Auditório 2 da Faculdade Estácio de Sá/FIB-  sala Darcy Ribeiro – próximo ao Centro de Convenções) PARA QUE POSSAMOS PROSSEGUIR COM A NOSSA PROGRAMAÇÃO.

A NOSSA PAUTA DE MAIO SERIA:

1.     Esclarecimentos sobre a nova portaria da Aprendizagem, o Catálogo da Aprendizagem  e as adequações aos Contratos de Aprendizagem
2.    Integração dos Eixos Temáticos que comporão a Coordenação Colegiada

ENTÃO, PUBLICAREI NO BLOG OS ESCLARECIMENTOS DO ITEM “1” E EM JUNHO FAREMOS A INTEGRAÇÃO DO ITEM “2”, ALÉM DE OUTRAS ORIENTAÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS.

UM BOM FIM DE SEMANA A TODOS.

Marli Costa Pereira
Auditora Fiscal do Trabalho
FÓRUM BAIANO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Coordenação Colegiada

Fone: + 55 71 33298466/8421
Fax: + 55 71 33298471
forumaprendizagem.ba@gmail.com

CAPACITAÇÃO - RE INICIO NA TERÇA, 29/05, ÀS 14H

Senhores,

Devido ao tempo mínimo de aviso e mobilização a capacitação re-iniciará na terça, às 14h.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora
--

----
CMDCA - SALVADOR
71 3328 7737 / 3329 6516

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CAMINHADA FETIPA - CONVITE

Atividade proposta pelo FETIPA. Divulgação!


O FETIPA - Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Bahia, como integrante da Caravana do Nordeste pela Erradicação do trabalho Infantil, realizará, no dia 31/05/2012, a partir das 14:00 horas, a Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil do Porto da Barra até o monumento do Cristo.


Esta ação visa conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil, mobilizá-la para o seu combate, bem como contribuir para o incremento de políticas públicas que objetivem a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes!

Assim, convidamos todos a participar da Caminhada!

Junte-se a nós nessa luta e divulgue a Caminhada!

Precisamos de todos para no dia 31 de maio, fazermos, juntos a maior Caminhada que a Bahia já viu!

Vamos nos encontrar para dizer Não ao Trabalho Infantil e mostrar que a população da Bahia não aceita mais que os direitos das suas crianças e adolescentes sejam violados!!!


Teresa Calabrich
Presidente do FETIPA

DIA DA AFRICA

DIVULGANDO!!!

CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS (AS) TUTELARES SUSPENSA

Prezados (as) Senhores (as),
 
Bom dia!
 
 
Conforme informações do Presidente da Comissão do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares,  a Capacitação estará suspensa durante o periodo de greve dos Rodoviários.
 
Atenciosamente,
 
 
A Comissão

CONVITE FETIPA - Exposição Contra o Trabalho Infantil, Educação Integral, de 23 a 25 de maio


                                                                                                                     

                                           C o n v i t e

 

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente - FETIPA, no âmbito da Caravana do Nordeste pela Erradicação do Trabalho Infantil, convida todos a visitar a Exposição Contra o Trabalho Infantil, Educação Integral, de 23 a 25 de maio, na praça principal do Shopping Piedade – Piso L2.


Na oportunidade, não deixe de registrar a sua presença e sugestão sobre as medidas que entende necessárias para acabarmos com a prática de exploração da mão de obra infanto-juvenil no Livro da Exposição!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SALVE UMA INFÂNCIA - 16 DE MAIO


EDITAL 051/201 - CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS (AS) TUTELARES ELEITOS (AS) - Inicio:18/05/2012

Email enviado a todos (as) os (as) Candidatos (as) Eleitos (as) no Processo de Escolha de Conselheiros (as) Tutelares.

Divulguem e participem!

Curso de Formação exclusivo para Candidatos (as) Eleitos (as) da 1ª a 10ª colocação.


Prezados (as) Candidatos (as) Eleitos no Processo regido pelo Edital 051/2010 de Escolha de Conselheiros (as) Tutelares para Salvador

Informamos que o Curso de Formação Básica terá início no dia 18/05, às 14h, no Auditório do Ministério Público da Bahia, Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré.

Destacamos que, de acordo com o Edital, a presença deve ser INTEGRAL no Curso de Formação, com duração de 120h.

Nesta etapa o Curso de Formação é dirigido para os (as) Candidatos (as) eleitos da 1ª (primeira) a 10ª posição (décima), mesmo que seja enviado email ou recebido as informações por fone/celular. Para Candidatos (as) Eleitos (as) nas posições seguintes a formação acontecerá em data a ser informada posteriormente.

Gentileza acompanhar o blog www.cmdcasalvador.blogspot.com onde serão divulgadas mais informações.

Atenciosamente,

Renildo Barbosa
Presidente da Comissão Organizadora do processo de Escolha de Conselheiros (as) Tutelares de Salvador

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CONVOCA CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS PARA CURSO DE FORMAÇÃO


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-BA – CMDCA

EDITAL 051/2010
ATO COMPLEMENTAR 02/2012




O Presidente da Comissão Organizadora do Processo de escolha dos Conselheiros Tutelares de Salvador, no uso das suas atribuições, nos termos da Lei Federal nº 8.069/90, da lei Municipal nº 6.266/03 e do edital nº 051/2010 e seus Atos Complementares, resolve:


Art. 1º. Convocar os (as) Conselheiro(as) Tutelares Eleitos (as) nas colocações 1ª a 10ª para Curso de Formação de 120 (cento e vinte) horas, terá inicio em 18 de maio de 2012, a partir das 14h, no Auditório do Ministério Público da Bahia, sito a Avenida Joana Angélica, 1312, Sede principal, térreo, no bairro de Nazaré, quando será apresentada a programação, conteúdo, materiais e demais informações.


Art. 2º Destacar que a não participação INTEGRAL no curso de formação implicará na impossibilidade de posse do (a) candidato (a) escolhido (a), conforme Edital 051/2010, artigo 39 e seu parágrafo único;

Sala das Sessões


Salvador, 10 de maio de 2012.
.





Renildo Barbosa
Presidente


RESOLUÇÃO 009/2012


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-BA – CMDCA

RESOLUÇÃO 009/2012

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através de seu Presidente, no uso das suas atribuições, nos termos sentença, em caráter liminar, proferida pelo Juiz de Direito Plantonista do Plantão Judiciário de Primeira Instância, Dr. Eduardo Freitas Paranhos Filho, Registro 43904/2012, resolve:

Art. 1º. Assegurar a Gicelia Freitas dos Santos, Robson Pinto dos Santos, Jaquison Conceição de Souza e Jailton Santana de Jesus, a participação na última fase do Processo de Escolha de Conselheiros (as) Tutelares, até decisões ou sentenças posteriores.


Salvador, 10 de maio de 2012.
.

Renildo Barbosa
Presidente

Resolução 008/2012


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-BA – CMDCA

RESOLUÇÃO 008/2012



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através de seu Presidente, no uso das suas atribuições, nos termos da Lei Federal n° 8.069/90, 90 e Lei Municipal 4.231/1190, c/c 5.204/1996 e 6266/2003 e das deliberações da Assembléia Extraordinária nº.: 150/2012, de 04/05/2012, resolve:

Art. 1º. Nomear Comissão composta por Lenivalda Eleodória/ASA, Gilcineia Barbosa/SEDHAM, Suzana Almeida/SMS, como titulares, sendo Auristela Leal/FCM suplente da Comissão, para analisar a situação do Centro de Educação e Cultura Popular, bem como estabelecer critérios e procedimentos para análise de situações envolvendo Entidades não Governamentais e Órgãos Públicos integrantes do CMDCA Salvador, com legitimidade para se reunir a partir da data de aprovação da Assembléia.


Salvador, 10 de maio de 2012.
.





Renildo Barbosa
Presidente

RESOLUÇÃO 007/2012


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-BA – CMDCA

RESOLUÇÃO 007/2012



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através de seu Presidente, no uso das suas atribuições, nos termos da Lei Federal n° 8.069/90, 90 e Lei Municipal 4.231/1190, c/c 5.204/1996 e 6266/2003 e das deliberações da Assembléia Extraordinária nº.: 150/2012, de 04/05/2012, resolve:


Art. 1º. Ratificar os atos e pareceres da Comissão do processo de Escolha de Conselheiros (as) Tutelares e a Resolução 05/2012.


Art. 2º Não analisar os recursos apresentados após decisão em instância final pelo Colegiado em Assembléia pelas candidatas Marilene Barbosa Leal e Anailda Mota Xavier Santos.


Salvador, 10 de maio de 2012.
.





Renildo Barbosa
Presidente